segunda-feira, 7 de maio de 2012


Benefícios da Equinácea



Família: Compositae

Origem: Europa

Nome Cientifico: Equinacea purpurea, Equinacea angustifolia

Benefícios para o organismo

A equinacea é uma planta nativa americana e um dos fitoterápicos mais conhecidos e utilizados na Europa e Estados Unidos na prevenção de gripes e resfriados. É a planta imunoestimulante mais pesquisada no mundo. Os índios americanos foram os primeiros a utilizar esta planta. Tornou-se conhecida pelos botânicos europeus em 1690.

O sistema imunológico é responsável por nos manter vivos, protegidos e imunes aos milhares de microorganismos que todos os dias invadem nosso corpo e nos expõem a todo tipo de doenças. Existem vários fatores no nosso dia a dia que podem desequilibrar o nosso organismo e o sistema imunológico, como stress da vida moderna, poluição e abuso de medicamentos. E a mais importante indicação da Equinacea é a de atuar como imunoestimulante, aumentando a defesa do organismo em pacientes submetidos a quimioterapia e prevenindo infecções e doenças temporárias, como gripes, resfriados, abcessos, bronquite dor de garganta, dentre outras.

Mecanismo de Ação: A equinacea atua como imunoestimulante por vários mecanismos: estímulo da fagocitose, estímulo da liberação de citocinas e inibição da atividade da hialuronidase. Estudos têm demonstrado que um príncipio da Equinacea, o heteroxilano ativa a fagocitose, e outro o arabinogalactano causa proliferação de linfócitos T e promove a liberação de fator de necrose tumoral (TNF), interleucina 1 e interferon-ß2 de macrófagos. Coletivamente, estas propriedades da Equinacea podem aumentar o nível geral de resistência do organismo a infecção.

O que faz a equinácea?

É um antibiótico natural, a equinácea ajuda a combater bactérias, vírus, fungos e outros micróbios causadores de doenças. A equinácea estimula de várias formas o sistema imunológico que é fundamental na luta contra as infecções. Além disso, estimula a produção celular de uma substância denominada interferon (um antiviral natural). Como esses efeitos são relativamente efêmeros, é melhor tomar a equinácea a intervalos freqüentes – até de duas em duas horas durante infecções agudas.

A equinácea na prevenção e tratamento

A equinácea pode ajudar a evitar duas das doenças virais mais comuns – o resfriado e a gripe. É mais eficaz quando tomada ao primeiro sinal da doença. Em um estudo com indivíduos que eram suscetíveis a resfriados, aqueles que usaram a equinácea durante oito semanas apresentaram uma probabilidade 35% menor de contrair um resfriado do que aqueles que tomaram placebo. Além disso, eles contraíram resfriados menos freqüentemente – 40 dias se passaram entre as infecções contra 25 dias do grupo placebo. Os estudos confirmam que a equinácea também é valiosa se você já está sofrendo de dor no corpo, congestão ou febre por causa de resfriado ou gripe. No todo, os sintomas são menos intensos e desaparecem mais cedo.

A equinácea pode ser útil para tratar problemas infecciosos recidivantes, como infecções vaginais por fungos, infecções das vias urinárias e do ouvido médio, e, freqüentemente, também é empregada para tratar amidalites estreptocócicas, infecções estafilocócicas, infecções por herpes vírus (inclusive herpes genital, herpes oral e herpes-zóster), bronquite e sinusite. Além disso, a planta está sendo estudada como um possível tratamento na síndrome de fadiga crônica e na Aids. A equinácea também pode vir a se mostrar eficaz contra alguns tipos de câncer, sobre tudo em pacientes cujos sistemas imunológicos estão debilitados por radioterapia ou quimioterapia.

A equinácea também pode ser aplicada à pele. Seu suco promove a cura de vários tipos de feridas, furúnculos, abscessos, eczema, queimaduras, herpes oral ou aftas e crostas que surgem na pele de pacientes que ficam o tempo todo deitados. Para tratar amigdalites, a tintura pode ser diluída e usada como gargarejo.

Ações da Equinacea:

Estimula a produção de leucócitos;
Atua com um antibiótico natural;
Acelera a reabilitação do organismo;
Efeito anti-inflamatório;
Combate viroses;
Combate a candidíase

Principais usos da equinacea:

No aumento das defesas do organismo;
Na profilaxia das gripes e resfriados;
Nas infecções do trato respiratório superior;
Na dor de dente e gengivite;
Nos abcessos, furúnculos e pústulas.

Este medicamento pode ajudar as pessoas que tem aids...

Abraços carinhosos... repletos de esperanças...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

eu hoje!!!!

eu hoje!!!!

SER FELIZ

SER FELIZ
APESAR DE TUDO ...SER FELIZ

glamour!!!!!!!!!

glamour!!!!!!!!!