quarta-feira, 16 de novembro de 2011

açucar orgânico

Não uso mais adoçantes mudei para açucar orgânico.

Açúcar – benefícios e malefícios

O açúcar está em toda parte. É difícil fugir dele! Mas, quais os benefícios ou malefícios que esse produto pode trazer para nossa saúde?

A diferença dos valores calóricos entre os tipos de açúcar não é tão grande. Ficam entre 300 e 400 calorias por cem gramas.
O açúcar refinado é o mais comum. Depois de processado, são adicionadas substâncias químicas para deixa-lo branco. A nutricionista Maria Amália Costa explica que esse açúcar contém apenas carboidratos. “Daí ele ser chamado de um açúcar de calorias vazias - menos indicado para quem tem um cuidado com a saúde.”
Já o açúcar mascavo não passa pelo refinamento, mantendo os nutrientes originais da cana de açúcar.
Existe, ainda, um tipo de açúcar que não passa por nenhum processo de refinamento ou adição de substâncias químicas. É o açúcar orgânico. E o processo anterior ao açúcar, que é o plantio da cana, também não teve uso de adubos ou fertilizantes químicos. E os valores nutricionais são similares aos do açúcar mascavo.
Maria Amália diz que esses açúcares ditos integrais - mascavo, demerara, orgânico - mantêm carboidratos, vitaminas e sais minerais porque não passaram por nenhum processo de refinamento. Daí serem indicados para quem quer manter uma dieta saudável. Mas, cuidado! “São contra-indicados para diabéticos e nos regimes de emagrecimento por serem mais calóricos”, alerta a nutricionista.
Existe, ainda a frutose – açúcar extraído das frutas e muitas vezes do milho. Fornece a mesma quantidade de calorias que o açúcar refinado. A diferença é que o poder adoçante da frutose é 33% maior que o açúcar comum.
Segundo Maria Amália, por ser um açúcar de absorção lenta, a frutose “é indicada para crianças, adultos, menos para aqueles que apresentam taxas de triglicerídeos alta. E os diabéticos devem utilizar sob orientação médica”.
Bom mesmo seria se soubéssemos aproveitar o sabor natural dos alimentos. Mas, já que nosso paladar está acostumado, é melhor preferir os sabores mais saudáveis.
“Não podemos esquecer que os açúcares são ricos em calorias. Daí se deve usar o bom senso e a moderação para adoçar os alimentos”, orienta Maria Amália.

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