sábado, 4 de junho de 2011

21 semanas de gravidez

Logo logo aquelas mexidinhas tão sutis dentro da barriga vão mais parecer é uma aula de caratê. Com o avanço da gravidez, talvez você comece a perceber alguns hábitos. Há bebês que ficam inquietos à noite, bem na hora em que você está na cama tentando dormir; outros se mexem bastante de dia.

Mudanças de corpo 

Agora sim você deve estar com corpo de grávida, e não mais aquela barriguinha que muitas vezes parece de quem anda meio fora de forma. 

É impressionante como, com a gestação, o organismo se torna mais eficiente no processo de extrair nutrientes dos alimentos. Isso quer dizer que você não precisa se preocupar em comer a mais pelo "bem do bebê". 

O que importa é ter no seu dia-a-dia uma alimentação variada, que inclua comidas de todos os grupos, ou seja, verduras e legumes, frutas, carboidratos, proteínas e laticínios. Um chocolate de vez em quando, para matar aquela vontade de comer doce, também não fará mal. 

Tenha só cuidado para não exagerar nas calorias, porque é justamente nesta fase em que o corpo está mudando tanto que vem aquele temor de que ele nunca vávoltar ao que era. Veja mais informações sobre ganho de peso na gravidez,atividades físicas e como ficará seu corpo depois do nascimento do bebê

Alimentos para você 

Se os seus desejos de comida só empurram você para o pacote de bolachas, respire fundo e tente pelo menos chegar a um meio termo mais saudável. Coma primeiro uma fruta e depois se premie com duas ou três bolachas. 

As frutas liberam açúcares bem mais devagar na corrente sanguínea e ajudam a impedir aquela sensação de cansaço que vem com tudo após a ingestão de carboidratos. Ao misturá-las com as bolachas, você satisfaz sua vontade de uma guloseima, consome algumas vitaminas, fica com mais energia e ainda por cima reduz a quantidade de calorias vazias na sua dieta. 

Procure sempre ter em casa frutas frescas e secas, castanhas, pão integral, peito de peru ou queijos magros e barrinhas de granola para fazer lanchinhos entre as refeições principais. 

Confira nossas dicas de como se alimentar fora de casa. 

Tire proveito máximo do que come 

Infelizmente, não basta só se alimentar de forma saudável, mas é preciso também não estragar sua boa dieta com itens que não fazem bem para o seu corpo. 

Por exemplo, ao beber chá ou café durante as refeições, você pode acabar reduzindo a quantidade de ferro que o organismo consegue absorver dos alimentos ingeridos. Isso porque essas bebidas contêm taninos que interferem no aproveitamento dos minerais. 

Assim sendo, se você realmente quer tomar um chá ou um café, espere ao menos meia hora após comer. 

Será que você precisa de um suplemento de ferro? 

Embora os obstetras costumem prescrever suplementos de ferro dentro de multivitamínicos para grande parte das gestantes, eles podem provocar prisão de ventre em algumas mulheres. 

Se esse for seu caso, converse com o médico para pensar em alternativas, como mudança de horário da ingestão ou nova dose. 

Invista também em alimentos ricos em ferro, como carnes magras, peixes (como sardinha em lata) e verduras escuras (espinafre, couve, mostarda, escarola). Pães integrais, cereais enriquecidos e frutas secas (uvas passas ) também são boas fontes de ferro. 

Quando comer salada, procure acrescentar uma gotinha de limão no tempero, porque a vitamina C da fruta auxilia na absorção do ferro. 

Uma alimentação balanceada agora não só é essencial para o seu bem-estar como também para o do bebê. Ele está começando a desenvolver o sistema imunológico e necessita dos nutrientes adequados para que isso ocorra de forma adequada. 

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eu hoje!!!!

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SER FELIZ

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APESAR DE TUDO ...SER FELIZ

glamour!!!!!!!!!

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