sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

alimentação na gestação

A gestação é um momento único, especial e o cuidado com a nutrição é muito importante nessa fase. A dieta deve ser equilibrada nutricionalmente e aquela frase que "você deverá comer por dois" não é verdadeira. O correto é comer para dois e não por dois.
O excesso de peso pode prejudicar o desenvolvimento do bebê e colocar em risco a saúde da mãe. A gestante pode atingir 9 a 12 kg no final da gravidez e o ganho de peso deverá ser gradual.
A dieta deve conter todos os nutrientes necessários para a formação, crescimento e desenvolvimento do bebê. No primeiro trimestre e no último trimestre de gravidez, a gestante poderá sofrer enjôos e para amenizar esse sintoma a alimentação deve ser fracionada e dividida em seis vezes ao dia em quantidades moderadas. Nessa fase, deve-se evitar gorduras, frituras, temperos, café e doces.
Outra queixa comum na gestação a constipação intestinal, pois os movimentos peristálticos tornam-se mais lentos, contribuindo para o intestino preso. Para amenizar o ideal além de caminhar (se recomendado pelo médico), é adotar uma dieta rica em fibras, cereais, frutas e verduras.
Alguns nutrientes são extremamente importantes serem consumidos na gestação e um acompanhamento nutricional é necessário, pois muitas vezes faz-se necessário à suplementação de algumas vitaminas e minerais, como o ferro, vitaminas do complexo B, ácido fólico, entre outras.
A alimentação da gestante deve basear-se em frutas, verduras, legumes, leguminosas, carnes, aves, peixes, leite e derivados, bastante água e alimentos ricos em fibras. As bebidas alcoólicas, fumo e adoçantes dietéticos artificiais devem ser evitados. Veja abaixo alguns nutrientes, a sua importância e onde são encontrados.
**Cálcio: é responsável pela formação e manutenção dos ossos e dentes, ajuda a regular os batimentos cardíacos e a contração muscular, e auxilia na regulação da pressão sanguínea. Alimentos onde são encontrados: leites e derivados.
** Proteínas servem para o desenvolvimento do feto e da placenta e melhora a cicatrização. Alimentos onde são encontrados ovos, leite e derivados, carnes magras e legumes. 
** Ferro : seu efeito é direto no sangue e sua carência pode provocar anemia. 
Alimentos onde são encontrados : carnes magras, fígado, lentilha, feijão, ovos e verduras. Para melhorar a absorção do ferro é indicado o consumo junto com alimentos ricos em vitamina C (ex: frutas cítricas, tomate, couve-flor e evite alimentos fontes de cálcio na mesma refeição, pois diminuem a absorção do ferro. 
** Ácido fólico : sua função é reduzir o risco de malformações do sistema nervoso central do feto.outros defeitos congênitos. Alimentos onde são encontrados vegetais de folhas verdes escuras, leguminosas, gema de ovos, farinhas integrais e leite. 

Um comentário:

  1. oih flooor...
    ki legal ke estah taum feliz...
    ha e komer por dois nem pensar mesmo, pk depois engorda por dois, e para emagrecer naum vai ter duas pra ralar kom vc...kkkkk
    bjokas, otimo fds

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