quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

TPM

Só quem passa pelos os sintomas da TPM sabe o quanto é complicado. É o corpo que fica inchado, é o humor que oscila – principalmente para a impaciência, é a vontade de chorar por nada. Resumindo: é o caos! Mas existem alimentos que podem ajudar a gente a combater (ou pelo menos a amenizar os sintomas) os sintomas da TPM.


Todo mês é sempre a mesma coisa, a TPM vem sem pedir licença. É a taxa de hormônios que sobe, é o inchaço no corpo, a dor de cabeça e a bendita irritação que muitas vezes chega ser insuportável e em algumas mulheres fazem até chorar. Agora, ela está com os dias contados, confira algumas dicas de como minimizar seu efeito.

Ter pensamentos otimistas, conversar com as amigas sobre o que você está sentindo, fazer algo por outras pessoas, manter a vida sexual ativa e não exigir demais de si mesma podem amenizar, além disso, a prática de exercícios alivia os sintomas.

O consumo de leite desnatado e derivados light ajudam a reduzir os sintomas da TPM. Alimentos ricos em manganês (legumes, castanhas e grãos integrais) e magnésio (cereais e vegetais verdes), que diminuem a irritação. Cereais e legumes são uma importante fonte de vitamina B6, que garante boa disposição. Arroz e outros cereais integrais também são bem-vindos. Para evitar os acessos de gula típicos neste período, faça várias pequenas refeições ao longo do dia, com intervalos de cerca de três horas entre elas.

Os alimentos ricos em fibras devem constar no cardápio de toda mulher. Elas ajudam o organismo a desintoxicar e a manter a glicemia (açúcar no sangue) estável, dessa maneira não sentimos vontade de beliscar o dia todo. É possível encontrar fibras em alimentos integrais, como pães, macarrão, cereais, e em frutas e vegetais.

Uma outra boa sugestão é tomar muito líquido. A água desintoxica o organismo e ajuda a desinchar. Tomar muito chás (menos mate e preto), sucos naturais, água de côco, sopas (sem creme de leite para não pesar na balança) também ajudam.

Alimentos ricos em magnésio, como abacaxi, vagens, castanhas, nozes, cenouras, folhosos verde-escuros e carboidratos complexos e integrais, controlam a voracidade por doce, o aumento do apetite e a dor de cabeça.

O zinco também é fundamental. Para diminuir a irritabilidade, a ansiedade e a insônia, sintomas característicos dessa fase do ciclo, abuse de alimentos ricos em zinco: carnes magras, peixes (incluindo ostras e crustáceos), leite, cereais integrais, feijões e nozes.

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