sexta-feira, 15 de outubro de 2010

chique!!

Pocket SquaresPocket Squares 
Dando uma olhada na cobertura “on the street” que o The Sartorialist fez da Pitti Uomo (que vem a ser o maiortradeshow de menswear que acontece antes da semana de moda masculina começar lá na Itália) e mesmo durante os desfiles em Milano, não deu para não notar a invasão dos hankies, também conhecidos como pocket squares ou se preferirem, lencinhos de bolso. Eles estavam e aposto que ainda estão praticamente em todos os bolsos de todos os homens fotografados. Exagero meu? Então tá, 99,9% deles vai.
E pra sua informação, o uso destes acessórios simpáticos não se restringem somente a ternos ou paletós esportivos não. Eles invadiram até a praia de blazers e jaquetas com corte de alfaiataria ou o que quer que tenha um bolsinho estratégico para esportar um hanky. Ou seja, se tiver um bolso perto da lapela… lenço nele! Esta parece ser a ordem de elegância do momento. Upstairs, pelo menos. 
Super esportivo com hankieO que um lencinho pode fazer por um combo neutro. Detalhe: um novo lugar para descansar o seu óculos de sol?Hankie hunkyHankie and plaidScarf and hankyJackie and hankies
Aliás, os hankies podem e devem ser usados tanto de dia como à noite, sendo que em ocasiões formais, eles não devem ser tão, digamos, notáveis. Nestes casos, um branquinho liso e sólido ou algo bem discreto, understated é o suficiente para fazer as honras. Pode ser de seda ou linho ou algodão. Mas para as outras situações, eles podem não só servir para dar um quê diferente ao seu terno, paletó ou blazer mas como também podem ser um meio de deixar transparecer o seu estilo ou mood do dia. Mas também não precisam ser de cores do outro mundo para fazer o efeito desejado. Um dedinho de cor que se harmonize de alguma maneira com o seu outfit ou o complemente agradavelmente já fará toda a diferença.
Usher e o seu hankie formal
Dito isso, um hankie nunca deve ser combinado na base do parzinho com a gravata. É, eu sei que eles vendem isso por aí, assim como também vendem cigarros, Crocs… mas isso não quer dizer que eles são bons pra você ou que devam ser consumidos. E não devem mesmo, não somente porque é um fashion no-no pois passa a idéia de arquitetado o que tira a espontaneidade que o look pede, mas também porque mata o charme de usar o seu hankie,pois ele vai meio que se fundir com a gravata, acabando por subtrair e não adicionar.
E ainda por cima, fazendo parceria gêmea com a gravata, trava o olhar do espectador na linha do seu peito não deixando o foco se extender até o seu rosto, que é a finalidade mor de usar uma gravata, um hankie ou ambos, por exemplo. Aliás, esta é uma das razões para fazer a covinha no nó da gravata, pois sem ela, o olhar pára no nózão imponente. Cito again, o Justus. O nó que ele dá não tem covinha e num close-up nele, eu esqueço até que ele tem rosto. Deu para entender o espírito da coisa?
Bruce Willis matching tie and hanky
Agora, eu vi nas passarelas lá em Milão parzinhos de lenço com gravata e já vi movie stars (não é Mr. Willis?) fazendo o mesmo tanto em cores e estampas como em tecidos. All at the same time. EW! Se a trend vai vingar, não sei, mas espero que não, pois esteticamente um mismatch fica muito melhor.
E se não é pra combinar com a gravata então como faz? Bom, há várias opções… no caso de ser um lencinho liso e sem estampa, ele pode ser coordenado com a cor da camisa, no mesmo tom dela ou então coordenado com um dos tons da gravata, se a gravata for estampada. Pode ainda ser na cor da gravata, mas num tom diferente…. Se o lenço for estampado, que uma das suas cores esteja presente no seu outfit ou na gravata. Ou melhor, que a estampa dohankie contenha alguma cor tanto da camisa como da gravata, por exemplo. Ou em ambos os casos, pode ainda ser coordenado com algo próximo do tom de alguma das peças ou então numa cor que se harmonize com as cores presentes no que você está vestindo. Mas evite escolher uma cor que predomine na gravata. Uma secundária ou em menor escala é sempre melhor. Não que não possa, pode até.
Se o seu look ternal for neutro (por exemplo, camisa branca, terno cinza e gravata cinza ou marinho) e quiser, digamos, colorir o look, pode adicionar um hankie de cor, na cor que bem quiser como um na cor rosa, roxo, amarelo ou mesmo vermelho. Aliás, uma camisa branca permite tanto uma parceria com um lenço branco quanto com um lenço na cor que bem quiser, de uma cor só ou estampado.
Hankie nada a ver com a gravata e sim com a camisa. Paletó com padronagem, melhor pedida é um sólido, liso para não brigar.
E outra: Se a sua gravata for acetinada prefira hankies de tecidos opacos. Por exemplo, uma gravata de seda acetinada se dá melhor com um lenço de algodão ou linho, assim como um lenço de seda fica mais interessante com uma gravata de algodão, lã ou seda opaca. Tecidos hermanos (na opacidade ou no brilho) não ficam assim tão redondinhos juntos nessa.
Uma dica: para dar uma mudada sutil porém eficientérrima no seu terno… leve consigo para o trabalho um hanky para usá-lo na sua happy-hour. Refresca no ato o seu look. Ou use-o do começo ao fim do dia na boa. Se quiser pode até trocar o que usou de dia por um outro para dar uma repaginada à noite. Vão até pensar que você mudou de roupa… Não acredita? Experimenta ora!
E quando rifar a gravata do seu look ternal, se quiser dar um toque de cor, use um hanky. E se num dia o santo romântico baixar, experimente usar um lencinho na cor ou numa das cores da roupa de sua amada, desde é claro que a sua montada permita a combinação. Fazer só por fazer, sem coordenar, não dá. Mas saiba que um terno preto, bege, cinza e marinho com uma camisa branca permitem N combinações. Lisas e estampadas. E sem a necessidade (mas se quiser apostar no link, é claro que pode!) de ter estas cores no hankie em questão.
Sugestão minha: não use este lencinho para enxugar suor, assoar o nariz ou mesmo oferecer para alguma dama enxugar as lágrimas, não. Deixe puramente como artigo de decoração. D’accord? Para estas funções leve um branco de algodão em algum outro bolso do tipo escondido que dá mais certo.
Ah, e claro, há várias maneiras de usar o seu pocket square. Para saber as suas opções sugiro que vocês dêem uma olhada neste site aquiaquiaqui ou aqui. Estão todos em inglês, mas as fotos falam por si. E na hora de arrumar o seu, não capriche tanto naqueles que pedem uma embolsada mais despojada, não. Eles foram feitos para dar um ar de “fiz isso assim do nada, sem critério ou noção”, acredite ou não.
O meu favorito? Eu gosto do 2, 3, 4 point folded, mas confesso que a minha quedinha mor vai para o Diagonal Shellque era o favorito do Cary Grant. E também adoro o Cagney. E nem me pergunte quais são os do momento. Nessa, deixe o teu estilo e gosto pessoal te guiarem. Só tenham em mente a seguinte máxima: Less, in this case, is more. Ou seja, não deixe que o lencinho fique em demasiado evidente. Other than that, let it be.
E se por alguma razão os seus lencinhos tiverem as suas iniciais carimbadas neles… não mostre. Deixe bem escondido.
A saideira, ufa: quando você for comprar os seus, atenção no detalhe do volume. Um hankie quando embolsado não pode fazer volume excessivo no bolso. Ele tem que ficar smooth e discreto, quase chapado dentro dele para funcionar. Pra isso, quando for comprar, vá de paletó e faça o teste com ele no seu bolso para ver como fica. Assim você evita surpresas quando for usar o seu.
E pode usá-lo mesmo, tanto em ocasiões mais descompromissadas como nas mais arrumadinhas, para dar um arremate final ou simplesmente dar uma corzinha e quebrar a neutralidade da sua roupa ou então para dar um tempero a mais ao seu terno diário. E se você não sabe… um hanky bem escolhido é a maneira mais eficiente de transformar um terno average em algo “expensive”. Pelo menos, na aparência. 
Para os noivos que não querem usar a tradicional flor na lapela, a saída é colocar um lenço no bolso do paletó. Mas é preciso dobrá-lo da maneira correta, para que o traje do noivo não fique comprometido. Veja nas imagens o passo a passo de como dobrar o lenço do bolso do paletó com estilo.
Lenço do paletó do traje do noivo
Lembre-se: o lenço que fará parte do traje do noivo pode ser de diferentes tipos de tecido, como seda ou linho. Mas a dica é optar por tecidos grossos, que ficam mais firmes e bonitos, além de usar um ferro de passar em cada etapa da dobradura. Se for optar por lencinhos coloridos, lembre-se que ele deve combinar com a gravata.
Dobrando o lenço do paletó do traje do noivo


Também pode te interessar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

eu hoje!!!!

eu hoje!!!!

SER FELIZ

SER FELIZ
APESAR DE TUDO ...SER FELIZ

glamour!!!!!!!!!

glamour!!!!!!!!!